quarta-feira, 15 de agosto de 2012

10ª Vigília dos Jovens Adoradores



“Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio"(Jo 20,21)

Reunião do Setor da Juventude
Antes da Vigília, o Setor da Juventude se reúne mais uma vez, contando com a presença de muitos movimentos, comunidades, pastorais e do assessor do setor, Padre Renato Martins da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio. Juntos discutiem sobre o que passou e o que virá, para que cada tipo de jovem possa ser parte do rosto da juventude do Rio.

No início de cada reunião, um grupo é escolhido com a oportunidade de apresentar quem é e como age na juventude. Desta vez, foi a Pastoral da Juventude a se apresentar, guiada pelas palavras de Aline Barbosa da PJ-Rio, que compartilhou a visão que “Somos uma Igreja Jovem”, na qual os jovens são os protagonistas. E foram apresentados alguns projetos de evangelização e inclusão social como a Semana do Estudante e Semana da Juventude, hoje eventos permanentes da pastoral.  

Na sequência, o setor discutiu sua satisfação pelo evento “Preparai o Caminho” realizado no final do mês de Julho. Dentre vários pontos ressaltados, o que ficou evidente que o rosto da juventude do Rio de Janeiro não se fez presente e que uma conversa mais entre COL da JMJ e o Setor da Juventude do Rio se faz necessária. Discutiu-se sobre DNJ 2012 que acontecerá em outubro, os possíveis locais para a realização e o que ofereceríamos aos jovens; e sobre a próxima vigília de 14/09, que acontecerá em Santa Cruz e na qual será lançado o Hino Oficial da Jornada.


A Vigília

Na vigília da última sexta-feria, os jovens puderem reviver o tema da JMJ 1995 (Filipinas) "Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio"; començando com a Santa Missa celebrada pelo bispo auxiliar Dom Luiz Henrique e os párocos colaboradores, os quais recebem junto com a assembléia a imagem de Nossa Senhora Aparecida, simbolizando a anúncio da Semana Nacional da Família que começou neste domingo e encerra no próximo sábado, dia 18 de agosto.

Na Primeira Leitura, São Paulo nos ensina que não devemos ser miseráveis quando anunciamos a Palavra de Deus e que saibamos semear sem medo, pois "Deus ama quem dá com alegria (2Cor 9: 6-10). A mesma mensagem Jesus nos passa durante a leitura do Santo Evangelho ressaltando: "Se alguém Me serve, meu Pai o honrará" (JO 12: 24-26). Em outras palavras, segundo Dom Henrique, o que para o mundo possa ser desperdício ou o fim, para Deus significa transformação ou renovação para uma nova vida.

Continuando sua Homilia e como também era o Dia do Diácono, Dom Luiz Henrique comentou um pouco sobre a vida de São Lourenço, que dedicou-se inteiramente aos pobres aos humildes, superando com muita oração seus obstáculos. Em vista da Jornada Mundial da Juventude de 2013, São Loureço exemplifica o tipo de cristão que o bispo convida os jovens a serem e precisam ser para que o esperado evento seja de fato inesquecível, seja um período perfeito em que a juventude do mundo poderá experimetar e expressar verdadeiramente sua religiosidade em comunhão. 

Na reta final da missa, entra em cena Padre Arnaldo a anunciar o lançamento do Hino Oficial da JMJ Rio 2013 que acontecerá no dia 14 de setembro na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em comemoração ao Dia de exaltação da Santa Cruz e ao dia em o bairro Santa Cruz comemora 450 anos de vida. Diante disso, a 11ª Vigilia dos Jovens Adoradores foi transferida para lá e seu início está marcado para as 20 horas e tema será "Aventura da Cruz". E pra ajudar a celebrar esse momento, os jovens contarão com a apresentações de Adriana, Eliana Ribeiro, Walmir Alencar, Rosa de Saron, Olivia Ferreira e Frutos de Medjugorje. 

Aqui nos dispidimos, aguardando você pjotero na próxima vigília e deixando  um trecho do Salmo 111 que compôs a liturgia da vigília de sexta passada:

"Feliz o homem que se compadece e empresta, que regula suas ações pela justiça.
Nada jamais o há de abalar: eterna será a memória do justo" (Sl 111(112), 5 - 6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário