quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ENAPJ no Rio de Janeiro


Encontro Nacional de Assessores

“Acompanhamento juvenil em tempos de mudança”. Este é o tema do Encontro Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude, que acontece de 16 a 19 de agosto, no Centro de Acolhida Missionária Religiosas da Assunção, no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro é potencializar o acompanhamento à Pastoral da Juventude no Brasil em vista da construção da autonomia e da evangelização juvenil, tendo como horizontes a Jornada Mundial da Juventude no Brasil e a Campanha da Fraternidade 2013.

O evento vai reunir mais de 100 assessores (as) de todo o Brasil que desempenham a função nos âmbitos regional e diocesano. Será um momento de partilhar e de celebrar as alegrias e os desafios no acompanhamento aos jovens inseridos na PJ, refletir sobre o ministério da assessoria em tempo de mudança de época e possibilitar formação de novos assessores, tendo em vista, a renovação periódica daqueles (as) que acompanham o processo de evangelização da juventude.
Especialistas em juventude, teologia, sociologia e pastoral irão conduzir os trabalhos. A proposta metodológica será desenvolvida tendo por inspiração o tema e o lema da atividade, assim como o lugar bíblico de Nazaré. Os trabalhos acontecerão por meio de mesas temáticas, partilhas das experiências e momentos sobre a realidade do acompanhamento juvenil. Também está contemplada a capacitação para a multiplicação do conteúdo abordado nas realidades de cada participante, favorecendo a disseminação da proposta da atividade. Espaços celebrativos e de convivência serão garantidos.
Dentre os assuntos a serem abordados na atividade estão previstas as seguintes temáticas: Aprofundamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; Análise sobre a realidade juvenil, Igreja e ação evangelizadora; Juventudes: o exercício da escuta no processo de aproximação, Jornada Mundial da Juventude – Pastoral da Juventude rumo a JMJ; Campanha da Fraternidade 2013; Olhares sobre Juventudes e evangelização; Seguimento de Jesus na perspectiva de Nazaré: Crescimento, conflito e esperança na busca da autonomia; e diálogo sobre os projetos nacionais da PJ.
O Encontro quer ser um momento de profissão de fé, de quem “crê na força do jovem que segue o caminho do Cristo Jesus”. A ideia é reunir Neotéfilos (as) vindos (as) de todos os regionais do país para, assim, intensificar o trabalho de acompanhamento que já acontece e também discernir os contornos que o mesmo deve tomar daqui pra frente.

Para mais informações acompanhe a cobertura da atividade por meio do site da PJ: www.pj.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário