JMJ Rio 2013





"Caminho de Luz": reflexão sobre o Ano da Fé e a JMJ Rio2013



Com o objetivo de ser um momento de vivência do Ano da Fé, será realizado no dia 2 de fevereiro, às 17h, o evento "Caminho de Luz", na concha acústica do Santuário de Nossa Senhora da Penha. O evento arquidiocesano terá o apoio da Comitê Organizador Local




........................................................................................................................................................................................................



O dia-a-dia de um peregrino na JMJ... muito maneiro!!!!





........................................................................................................................................................................................................



A delegação do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, com seus diretores, e os representantes do governo brasileiro nos âmbitos federal, estadual e municipal estiveram reunidos com o Papa Bento XVI, com os membros do Pontifício Conselho para os Leigos e a pessoa responsável pelas viagens papais, na Audiência Geral, realizada nesta quarta-feira no Vaticano.
No encontro, o arcebispo da Arquidiocese do Rio e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta, propôs ao Papa que o local da Vigília e Missa de Envio da Jornada Mundial da Juventude, em Guaratiba, seja chamado de “Campus Fidei” (“Campo da Fé”).
Segundo Dom Orani, em entrevista à Rádio Vaticano, o objetivo é dar um nome único ao local durante a JMJ. “É um lugar que tem vários nomes porque são vários terrenos. Então, a partir de agora, a vigília e a missa final será em “Campus Fidei”, em Guaratiba”, disse.
O arcebispo também contou que também anunciou ao Santo Padre o início, na última sexta-feira do processo de beatificação deOdetinha, no Rio de Janeiro (foto). Além disso, ele afirmou que algumas propostas, elaboradas pelo COL para a JMJ, foram confirmadas e outras ajustadas.
Dentre as confirmadas, ele destacou que o responsável pelas visitas do Santo Padre fora da Itália, Alberto Gasbarri, e o mestre de celebrações litúrgicas pontifícias, monsenhor Guido Marini, visitarão o Brasil nos próximos meses. “Houve a confirmação de quase tudo que já tínhamos preparado sobre a questão de alimentação, segurança, liturgia e comunicação. Afinamos um pouco as ideias para estarmos juntos e nos preocuparmos juntos também, além de escutarmos as várias experiências tanto do Pontifício Conselho para os Leigos quanto dos demais órgãos do Vaticano, que nos ajudaram a repensar vários aspectos. Agora, vamos colocar em prática tudo aquilo que decidimos. De maneira especial, creio que o grande trabalho agora é em Guaratiba: preparar o terreno nos próximos cinco meses. E preparar a ida de Alberto Gasbarri, no mês de abril, e do monsenhor Guido Marini, em maio, para os acertos finais. Depois poderemos anunciar oficialmente toda a programação da Jornada e do Santo Padre”, destacou.


Show de Lançamento do Hino da JMJ Rio 2013




Toda a segunda sexta feira do mês os jovens se reúnem em preparação para a JMJ Rio 2013, mas, nesta vigília a juventude teve um motivo a mais para louvor. Foi lançado o Hino Oficial da JMJ 2013. O evento começou mas cedo do que de costume, ás 20 horas, os cantores Walmir Alencar (Ministério Adoração e Vida),Eliana Ribeiro( Missionária da Canção Nova),  Leandro (Banda Frutos de Medjugorje), Olivia Ferreira e Adriana iniciaram o comando da festa com bastante alegria.
Logo em seguida, foi apresentado o hino a todos os fies presentes. Com panfletos nas mãos não houve quem deixasse de cantar ao menos o refrão. O local escolhido para a 11ª Vigília dos Jovens Adoradores  foi a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz. Muitos jovens, crianças e famílias vieram de longe, cerca de 2 mil jovens marcaram presença, um deles em especial foi Thiago Carvalho, que mesmo sendo protestante fez questão de participar da comemoração e ainda afirmou: " As barreiras estão sendo quebradas. Deus é um só, estou aqui para adorar a Jesus!"

Após a missa, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, junto ao arcebispo do Rio e presidente do Cômite Organizador Local(COL), Dom Orani João Tempesta, demais bispos , padres, diáconos e seminaristas seguiram, em procissão, levando Jesus Eucarístico ao interior da igreja, onde os jovens permaneceram em adoração até as 6 horas da manhã de sábado (15/09/2012).





Confira agora o Clipe Oficial do Hino da JMJ Rio 2013:









Atenção: As inscrições para JMJ 2013 começam em julho


Assim como a imagem do Cristo Redentor postal da cidade do Rio de Janeiro, a igreja já se prepara para receber as inscrições dos peregrinos. Segundo a Ir. Shaiane Machado, responsável pelo Setor de inscrições da JMJ . "O Setor de inscrições é a porta de entrada á JMJ Rio 2013, é a partir dele que a JMJ acolherá a todos e dará as boas vindas" ressalta a religiosa.
Os peregrinos poderão fazer sua inscrição através do portal oficial : www.rio 2013.com, mas atenção as inscrições são poderão ser feitas em grupo de no máximo 50 pessoas, grupos que excedam a este número deverão optar por um cadastro duplo fazendo uma vinculação entre os mesmos.

O valor das inscrições ainda não foi definido, mas conforme as jornadas anteriores, haverá pacotes maleáveis que poderão incluir: o kit peregrino, hospedagem, alimentação e transporte, dependendo da escolha do peregrino no ato da inscrição.

O COL(Comite de Organização Local) espera que cerca de 900 mil pessoas faça sua inscrição pelo portal.


Fonte: Portal JMJ Rio 2013



                         Simulado JMJ! Fique por dentro!


Uma espécie de ‘treinamento’ para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 começará no dia 19 de maio, com um Simulado de Catequese, onde 38 paróquias, sendo uma por forania, estarão abertas para receber as comunidades para uma manhã de partilha e oração, semelhante à que acontece durante as JMJs.

Confira e entrevista feita pelo site Rio2013, com coordenador geral da JMJ Rio2013, monsenhor Joel Portella Amado, que explica sobre esse modo de preparação e seus objetivos.


JMJ - Qual o objetivo principal deste primeiro simulado?
Monsenhor Joel - São vários os objetivos. O primeiro deles é ajudar a gerar a consciência da Jornada. Dentro desta consciência, o segundo o objetivo é mostrar que embora seja a jornada da juventude, não é exclusivamente da juventude. É a Igreja toda vivendo a Jornada. Em terceiro, que se compreenda que a Jornada não se restringe aos atos centrais, às grandes celebrações. A Jornada tem muitas outras coisas, entre as quais, a realização das catequeses, que é um dos pontos centrais da Jornada. O quarto ponto é ajudar, na prática, a entender o que é uma catequese e o que acontece na vida daquele local, na vida daquela Igreja. Ajudar a sentir a estrutura física e se a comunidade está pronta para fazer o acolhimento.
Por isso é muito importante que todo mundo se envolva, que não haja outros compromissos. Foi pedido desde o ano passado, no espírito de Igreja, que não se marque outro compromisso nesse dia, porque os compromissos diocesanos são mais importantes, e dentro dos compromissos diocesanos, a Jornada é um compromisso com toda a Igreja. Vamos produzir subsídios para o evento e entregar aos coordenadores gerais e de voluntariado, de preparação pastoral e de hospedagem, e fazer com esses coordenadores um treinamento para realizar a Jornada.

JMJ – Que outros encontros estão previstos para depois do Simulado de Catequese?
Monsenhor Joel – Há três grandes momentos, no mínimo. O ideal seria que tivéssemos uns cinco, mas, este ano, teremos pelo menos três. O primeiro será o 19 de maio, centrado na catequese. Depois em 20 de julho haverá um simulado dos atos centrais. E na última segunda-feira de novembro, dia 26, vamos receber no Rio de Janeiro, aproximadamente, 400 delegados de todas as conferências episcopais do mundo e de movimentos internacionais. Isso será um grande simulado que testará duas coisas: nossa capacidade de organizar um grande evento e a capacidade dos voluntários participarem. Então a programação será: maio – catequeses; julho –grandes eventos (atos centrais e atos especiais); e em novembro – voluntários.

Fonte: Portal JMJ Rio 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário