quinta-feira, 20 de março de 2014

FRATERNIDADE E SÃO JOSÉ


        ENCONTRO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
COMUNIDADE SÃO JOSÉ - VILA MARIA – 18/03/2014
FRATERNIDADE E SÃO JOSÉ
Tema: “ Na mística do cuidado com fé e bondade, queremos ser como São Jose, na busca da fraternidade.”

1.Acolhida:
Introdução: A campanha da Fraternidade reflete sobre o tema:” Fraternidade e trafico Humano. O trafico humano é um crime que atenta contra a dignidade humana, já que explora os filhos de Deus, limita suas liberdades, despreza sua honra, agride seu amor próprio, ameça e subtrai sua vida, quer seja mulher, criança,adolescente,trabalhador e cidadãos que fragilizados por sua condição socioeconômica e por suas escolhas, tornam-se alvo fácil para as ações criminosas de traficantes.
Inspirados por São Jose, queremos ser sinais de vida e cuidado com o próximo. São Jose foi um exemplo de homem de fé, que com todo seu amor e dedicação cuidou de Maria e Jesus. Enfrentou toda repressão daquela época a qual era contrária ao fato de ser acolher uma mulher grávida com um filho que não era seu, Foi corajoso e obediente a Deus ao receber Maria e Jesus, que precisavam de seu apoio e acolhida.
Que a exemplo de José, possamos ter esse coração bondoso e solidário as fragilidades humanas, que possamos na mistica do cuidado, enxergar em todas as vitimas de trafico humano, a presenta do Deus da vida, e lutar pela defesa da dignidade humana e da família.

2. Refrão meditativo:
- Onde Reina o amor, fraterno amor
- Onde Reina o amor, Deus ai está ( Bis)

3. Recordação da Vida:
- Fazer memória a momentos de nossa vida que fomos parecido com José, no cuidado, zelo e preocupação com as pessoas que estavam em situação de abandono e falta de amor.
Refletir: “ Devemos ser como José, levar a luz e amor a aqueles que necessitam de mais vida, ser sinal de cuidado aos que estão em situação de abandono”

4. Canto

 (Vejam, Eu Andei Pelas Vilas)

Vejam: Eu andei pelas vilas, apontei as saídas como o Pai me pediu
Portas eu cheguei para abri-las, eu curei as feridas como nunca se viu.

Refrão- Por onde formos também nós que brilhe a tua luz
Fala, Senhor, na nossa voz, em nossa vida
Nosso caminho então conduz, queremos ser assim
Que o pão da vida nos revigore em nosso "sim"


-Vejam: Fiz de novo a leitura das raízes da vida que meu Pai vê melhor
Luzes acendi com brandura, para a ovelha perdida não medi meu suor
-Vejam: Procurei bem aqueles que ninguém procurava e falei de meu Pai
Pobres, a esperança que é deles eu não quis ver escrava de um poder que retrai
-Vejam: Semeei consciência nos caminhos do povo, pois o Pai quer assim
Tramas, enfrentei prepotência dos que temem o novo, qual perigo sem fim
-Vejam: Eu quebrei as algemas, levantei os caídos, do meu Pai fui as mãos
Laços, recusei os esquemas, Eu não quero oprimidos, quero um povo de irmãos
-Vejam: Procurei ser bem claro; o meu reino é diverso, não precisa de Rei
Tronos, outro jeito mais raro de juntar os dispersos o meu Pai tem por lei
-Vejam: Do meu Pai a vontade eu cumpri passo a passo, foi pra isso que eu vim
Dores, enfrentei a maldade, mesmo frente ao fracasso eu mantive meu "sim"
-Vejam, fui além das fronteiras, espalhei boa-nova: Todos filhos de Deus
Vida, não se deixe nas beiras, quem quiser maior prova venha ser um dos meus


5. Leitura Bíblica:
Mateus 1,18-25
18.Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.
19.José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.
20.Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.
21.Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.
22.Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta:
23.Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco.
24.Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.
25.E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus.
- Reflexão/Partilha da Palavra

6. Preces Espontâneas:
- Oh Deus de bondade, pela intercessão de São Jose ajuda-nos, atendei as nossas preces.

7. Canto Final

Simplesmente José (Mensagem Brasil)

Eu tão simples, tão pequeno, um carpinteiro e nada mais.
Mas meu Deus olhou pra mim e me escolheu pra ser pai do Filho Seu.
Eis-me aqui, faça-se em mim o Teu querer,
Sou Teu José, simples José e nada mais.
Eu tão simples, tão pequeno, um carpinteiro e nada mais.
Mas meu Deus olhou pra mim e me escolheu pra ser pai do Filho Seu.
Eis-me aqui, faça-se em mim o Teu querer,
Sou Teu José, simples José e nada mais.
Eu sou escravo de Tua promessa, feito pra amar até o fim.
Eu sou escravo de Tua promessa e sou feliz vivendo assim.
Eu tão simples, tão pequeno, um carpinteiro e nada mais.
Pois sou escravo de Tua promessa, feito pra amar até o fim.
Eu sou escravo de Tua promessa e sou feliz vivendo assim.

8. Benção/ Oração Final
Oração da Campanha da Fraternidade 2014

Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo
e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados
fazei que experimentem a libertação da cruz
e a ressurreição de Jesus.
Nós vos pedimos pelos que sofrem
o flagelo do tráfico humano.
Convertei-vos pela força do vosso espírito,
e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos.
Comprometidos na superação deste mal,
vivamos como vossos filhos e filhas,
na liberdade e na paz.
Por Cristo nosso Senhor.
AMÉM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário