quinta-feira, 5 de abril de 2012

Semana da Cidadania 2012 : Juventude e Saúde Alimentar


A Semana da Cidadania deste ano abordará o tema da saúde, com ênfase no direito à alimentação. Este tema está muito próximo da realidade de cada pessoa, que vive no campo ou na cidade. Comer é uma necessidade básica de todos nós. É também um direito social fundamental para nossa cidadania. Por isso, este tema nos propõe refletir o acesso que cada pessoa tem aos alimentos necessários; o modo como se produz os alimentos que consumimos; o cuidado com o planeta e com a vida das pessoas no processo de produção alimentícia; e a igualdade e a justiça no campo e na cidade. 


O referencial bíblico Jo 6, 27  (Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal. deve iluminar a Semana da Cidadania. Nesta passagem do evangelho narrado por João, renovamos nossa fé de que Jesus alimenta e faz viver. Ele é o “alimento que  permanece” e que nos faz viver. Nossa busca  é encontrá-lo no cotidiano, em nossa Nazaré,  alimentarmo-nos da sua Palavra e da sua vida. Buscar vida plena, encontrando na prática e na  vida d'Ele referência para vivermos nossa própria vida. 


A Semana da Cidadania 2012 acontecerá de 14 a 21 de abril, e o subsídio está disponível no site da PJ Nacional para partilha sobre o tema nos grupos de jovens. Na Arquidiocese do Rio,  a Pastoral da Juventude estará organizando nos vicariatos plenárias sobre os temas saúde alimentar, ditadura dos fast-foods, cuidado com o corpo, direito a alimentação saudável, auto-imagem e alimentação industrial.  Então fique ligado nas redes sociais da PJ Rio para não perder nenhum detalhe, em breve estaremos divulgando os locais e as datas aqui no blog.


Texto: Subsídio da Semana da Cidadania 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário