domingo, 8 de abril de 2012

Reconhecimento Pastoral no Vicariato Suburbano

No ultimo domingo, dia primeiro de abril, dia em que a igreja celebrou o domingo de ramos, a PJ do arquidiocese do Rio de Janeiro teve o prazer de acolher, no vicariato suburbano, seis jovens seminaristas do seminário são José para reconhecimento pastoral .O encontro aconteceu na santuário da Divina misericórdia, em Vila Valqueire, casa do grupo jovem anjos da misericórdia.
 
Com inicio as 15:00hs, os seminaristas tiveram um momento com a coordenação vicarial e a coordenação do grupo onde foi apresentado a pastoral da juventude, história e missão e em seguida participaram do grupo como expectadores observando sua dinamica, jeito de ser e fazer.
 
Houve um momento inicial de oração conduzida pelo seminarista Márcio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Monteiro, do vizinho vicariato oeste, em Campo Grande.
 
A coordenadora do grupo Paula Paulo apresentou a historia do grupo e suas atividades, mostrando que o grupo se preocupa e debate questões como: espiritualidade, fé e política, afetividade, sexualidade, entre outros importantes temas que geram duvidas e conflitos na cabeça dos jovens.Além de focar na formação integral , o jovem do grupo Anjos de Misericórdia é incentivado a participar nas outras atividades paroquiais, fortalecendo assim a sua vida comunitaria.

Durante a reunião tivemos a visita do padre Pedro, Palotino, que falou um pouco sobre a vocação de sua sociedade apostólica e de seus trabalhos com os leigos, que tem como objetivo promover o protagonismo e a vocação do leigo enquanto igreja, tendo seu papel fundamental na evangelização externa aos muros das paróquias. É o olhar para o outro que está a margem da religião.

Por fim terminamos os encontro fazendo uma visita guiada ao seminário palotino que fica ao lado do santuário.
Moyses,seminarista palotino, disse que sempre é muito bom interagir com outros jovens comprometidos com a cause de Cristo, a contrução da civilização do amor e que a preparação pastoral ,importante aspecto na vida do seminarista, exige grande atenção e dedicação pois é através das pastorais que a igreja se organiza para manter seu rebanho em "verdes campos".

 
Ruan Antonio e Leandro Mello - Pastoral da Juventude.
Coordenadores do Vicariato Suburbano na Arquidiocese do RIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário