
Promovida pelo Setor Juventude da Arquidiocese e pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ RIO2013, a Vigília, que está em sua terceira edição, será um encontro festivo, quando a juventude terá a oportunidade de apresentar suas intenções a São Sebastião — Padroeiro da Cidade Maravilhosa, que acolherá peregrinos do mundo inteiro para o encontro com o Papa Bento XVI em 2013.
Além da imagem peregrina do Padroeiro do Rio de Janeiro, que receberá homenagens durante a vigília, o momento de oração contará também com a presença do Arcebispo Dom Orani João Tempesta. Segundo o assessor eclesiástico do Setor Juventude, Padre Renato Martins, é uma grande graça para os jovens estarem em vigília também sob a intercessão de São Sebastião.

Trezena de São Sebastião ligada à juventude
A menos de um mês do início da trezena em honra ao Padroeiro da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Coordenador de Eventos de Massa da Arquidiocese do Rio, Padre Omar Raposo, ressalta que em 2012 os festejos de São Sebastião estarão profundamente ligados à juventude.
— São Sebastião é o jovem mártir da fé, modelo para a nossa juventude. Pastoralmente, vimos essa necessidade da devoção primaz da cidade do Rio de Janeiro e dessa realidade que está vindo ao nosso encontro, que é a JMJ RIO2013. Sendo assim, nós vimos a oportunidade de fazer uma releitura da festa de São Sebastião indo visitar também os lugares onde os jovens estão e tornar esse grande evento em algo também voltado para a juventude. (...) O Padroeiro do Rio tem tudo a ver com a juventude, e quem recebe os milhões de peregrinos para a JMJ RIO2013 não é somente o seu embaixador, o Cristo Redentor com seus braços abertos, mas também o jovem mártir e mensageiro da paz, São Sebastião, afirmou Padre Omar Raposo.

Para a apresentadora do programa “Nas Ondas da PJ”, da Rádio Catedral FM 106,7, Ana Paula Albino, a juventude precisa fazer do ano de 2012 um tempo de oração e vigilância.
— Começando o ano de 2012, o coração já bate mais forte por ter a Jornada Mundial da Juventude RIO2013 mais próxima. Precisamos vigiar, orar, e entregar nossos
projetos, sonhos e toda a Jornada nas mãos de Deus. Sabendo que não estamos sozinhos, mas sempre com Deus, precisamos estar juntos em todas as vigílias, orando pela mesma intenção: que é evangelizar a juventude cada vez mais, ressaltou Ana Paula.
Para a Coordenadora de Comunicação da Pastoral da Juventude (COMPJ), Anna Bayer, as vigílias que serão realizadas no próximo ano trarão aos jovens cariocas a unidade necessária para que se realize uma Jornada Mundial da Juventude.
— As vigílias que se realizarão ao longo de 2012 serão momentos de integração de toda a juventude carioca, que se preparará espiritualmente para receber a JMJ RIO2013. Creio que as vigílias serão um momento de unidade de toda a juventude, para estar bem preparada para receber o chefe de nossa Igreja, o Papa Bento XVI. (...) Muitas serão as tentações e encalços que a Igreja no Brasil enfrentará durante esse ano; portanto, só com oração, amor e fé realizaremos bem a Jornada Mundial da Juventude, disse Anna Bayer.
vigília#Rio2013

A Igreja de Sant’Ana fica na Praça Cardeal Dom Sebastião Leme, 11 – Centro. Informações através do blog da Pastoral da Juventude Rio (PJRio): www.pastoraldajuventuderio.blogspot.com .
Raphael Freire
* Fonte: www.arquidiocese.org.br
* Fotos: Gustavo de Oliveira e Victor Gonzalez
Nenhum comentário:
Postar um comentário