sábado, 7 de janeiro de 2012

Inscrições abertas para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2012

 Começou hoje o período de inscrição para o SISU 2012 do primeiro semestre. Serão oferecidas mais de 108 mil vagas em 3.327 cursos de 95 instituições de ensino em todo Brasil, exceto no Distrito Federal.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com os pesos e critérios definidos pelas instituições de ensino ao cadastrar suas vagas. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem 2011. No site (sisu.mec.gov.br), os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.

Os estudantes interessados em concorrer as vagas deverão acessar o sistema, e escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, o sistema divulgará a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que disputam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição. Porém, experiências anteriores, mostram que a nota de corte da primeira chamada tende a cair significativamente.
Haverá duas etapas conforme quadro abaixo.



Após as duas etapas, caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

Para maiores inforamções sobre o SiSU 2012, visite o site http://sisu.mec.gov.br.


Por Laila Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário