segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Jovens em oração pelas vitimas de Santa Maria-RS



Hoje, 27 de janeiro de 2013 o Brasil amanheceu de luto e entrará para a história como o dia da tragédia que acabou com a vida de quase 245 jovens na cidade de Santa Maria – RS. Dia este que no Rio de Janeiro seria comemorado a 6ª edição do movimento Folia com Cristo que acontece anualmente dias antes a festa do carnaval. Como já estava na programação da juventude carioca o evento aconteceu, mas não como de costume. De imediato ao acontecido no sul do país, a arquidiocese do Rio de Janeiro publicou uma nota pedindo o cancelamento do evento no que fora proposto inicialmente. Mas mesmo acompanhando pelas redes sociais os jovens abraçaram o momento e decidiram apresentar a cara desta juventude que tem sede do amor de Deus, mostraram que diante das dificuldades, da dor, nós somos Cristãos e estamos aí para rezar e interceder por aqueles familiares que perderam seus entes queridos. Como diz São Paulo aos Coríntios na segunda leitura deste domingo, “vós todos juntos, sois o corpo de Cristo e, individualmente sois membro deste corpo.” De acordo com o Pe. Renato (responsável pelo setor juventude) cerca de 100 mil pessoas estiveram presentes, dentre elas jovens e até mesmo idosos de várias paróquias e até cidades vizinhas, confirmando também que será proposta outra data para festejarmos, o momento é de luto e solidariedade. Com músicas que nos fazem refletir sobre o momento, que tocam o profundo do nosso ser Cristão, a cantora Jake conduziu o trio elétrico com muito louvor e o Pe. Renato o terço da Divina Misericórdia.

Em nota, Jake diz que estava preparada para uma grande festa em preparação a JMJ Rio 2013, mas em comunhão com a Igreja e em solidariedade aos jovens e familiares de Santa Maria (RS) a folia foi transformada em uma tarde de louvor e procissão. Afirma também que D. Orani tomou a decisão correta em não seguir com o evento. “Foi um momento lindo de intercessão pelas famílias e pelas almas, me senti muito gratificada por nós como igreja estarmos em união a este luto que vive nosso país. Pude presenciar milhares de jovens, com o coração contrito, rezando e cantando pelos que sofrem, me senti orgulhosa por ser parte dessa juventude que ensinou para o mundo o que é ser JMJ.”

Na chegada a Catedral, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta (OSB) celebrou a Santa Missa em intenção a tragédia juntamente com os milhares de jovens presentes. Dom Orani enfatizou a dedicação de muitos que vieram de longe mesmo sabendo que o evento não seria mais da mesma forma e mesmo assim se fizeram presentes com a mesma alegria no rosto. Pediu também que intercedêssemos pelos nossos irmãos que partiram nesta tragédia e que pudéssemos rezar pelos familiares das vítimas.






      A banda Dominus conduziu a Santa Missa e após cantou algumas músicas pra animar a galera. “Estamos muito tristes com o ocorrido e não podíamos seguir com a folia inicialmente proposta, estamos de luto”, disse o vocalista Leo.

Ficamos então com a mensagem da primeira leitura deste domingo, quando o governador Neemias instruía todo o povo: “Este é um dia consagrado ao Senhor vosso Deus, este dia é santo para nosso Senhor, não fiqueis tristes, nem choreis, por que a alegria do Senhor será a vossa força”. 









Texto: Marcus Vinicius Serapião
Fotos: COMPJ-Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário