sexta-feira, 6 de julho de 2012

PJ um jeito de ser e fazer: Retiro do Vicariato Suburbano

No ultimo final de semana, o Vicariato Suburbano realizou seu retiro anual com foco nos jovens em início de caminhada na pastoral da juventude. Com o tema PJ, um jeito de ser e fazer, os coordenadores do vicariato conduziram um momento formativo com o intuito de resgatar o trabalho pastoral desenvolvido na região.
Este não só alcançou seu objetivo mas contou com a participação de jovens de vicariatos vizinhos. Foi um momento de construção pastoral, mística mas sem perder o olhar de serviço ao próximo tão característico do trabalho da Pastoral da Juventude.
O coordenador Leandro Mello acrescenta que: “Acredito que nesse retiro os jovens entenderam um pouco a essência, o jeito de ser da pastoral da juventude, uma pastoral de serviço que doa sua vida pelo outro. Conseguiram ver que a fé nos leva a um exercício espiritual que é a nossa oração e que a partir dessa oração, conseguimos ter uma experiência única de amor com nosso Deus. Essa experiência de amor nos motiva a fazer algo mais, ela nos motiva a trabalhar pelo outro, assim como Jesus de Nazaré, que ousamos chamar de revolucionário, lavou os pés de seus amigos, os santos apóstolos, que foi ao encontro dos mais necessitados e que teve a opção pelos pobres.
 Podemos dizer que foi muito bom, muito produtivo! Foi um retiro alegre, jovem, ousado!
O retiro fez parte do início da formação de novos líderes, motivado pelo projeto da PJ Nacional Caminhos de Esperança.
Esperamos por você nos próximos encontros de nosso vicariato!”

Com entusiasmo a juventude do vicariato suburbano presenciou uma pj viva e atuante. O retiro tambem contou com palestras de coordenadores de outros vicariatos e com a presença da coordenação arquidiocesana. A missa foi celebrada pelo Pe. Nivaldo Alves, vigário episcopal do vicariato suburbano e encerrou mais esse momento de crescimento e construção pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário