terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CF 2012 será lançada neste sábado na Arquidiocese do RJ



Em 2012, a Campanha da Fraternidade, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, irá abordar o tema “Fraternidade e Saúde Pública” cujo lema será “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8). No Rio de Janeiro, o anúncio oficial está marcado para o próximo sábado, dia 28 de janeiro, às 8h, na Catedral Metropolitana onde o Arcebispo da cidade, Dom Orani Tempesta irá presidir uma Santa Missa.

Um dos objetivos centrais da CF 2012 é refletir sobre a realidade da saúde no Brasil tendo em vista uma vida saudável suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde. O próprio papa Bento XVI, na XVI Encíclica Spe Salvi n. 38 afirmou que “A grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre.”

A Igreja, no exercício de sua missão, presta relevantes serviços à saúde. Um exemplo disso é a Pastoral da Saúde. O coordenador arquidiocesano da Pastoral, diácono Sérgio Catão explicou a necessidade de um evento que chamasse a atenção para a saúde não só em nível de Igreja.

— Há algum tempo notávamos a necessidade de um evento como a Campanha da Fraternidade não só para que o tema saúde fosse debatido na Igreja como também na nossa sociedade, mas, sobretudo, para rever os caminhos da Igreja no aspecto pastoral, de evangelização, uma vez que a Pastoral da Saúde tem alcances bem importantes que necessitariam do envolvimento de mais pessoas e sobretudo de uma capacitação mais adequada, afirmou.

Segundo Sérgio Catão, a Pastoral da Saúde faz um trabalho articulado junto à comissão da Campanha da Fraternidade. Para o diácono, essa é a possibilidade da Pastoral divulgar ainda mais as suas dimensões:

— É uma das grandes possibilidades que a Pastoral da Saúde tem, sobretudo nos desafios da saúde envolvendo a população, para que as pessoas possam se conscientizar mais e lutar, disse.


Texto: Raquel Araújo
Arquidiocese do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário