sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Pastoral da Juventude rumo da JMJ Rio2013

A Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Juventude (PJ), da Arquidiocese do Rio de Janeiro, promoverá neste sábado dia 10 de dezembro de 9h as 18h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José – Engenho de Dentro, uma assembleia destinada à discussão das metas da Pastoral para os próximos anos. É tempo de Ver, julgar, agir, rever e celebrar afinal a PJ é uma pastoral orgânica e que reflete não somente sobre eventos, mas também sobre toda uma estratégia de evangelização que deve ser fundamentada na palavra e nas orientações da Igreja.


Para esta reunião a nível arquidiocesano são esperados em média 40 lideres das regiões entre eles: coordenações vicariais, forâneas, assessores leigos e padres assessores, e também Dom Antonio Augusto, bispo auxiliar da arquidiocese e animador da juventude carioca, que celebrará a Santa Missa ao final da Ampliada, Pe. Gilvan Andre - Assessor Eclesiástico da Pastoral da Juventude na Arquidiocese e Monsenhor Gustavo Auler que acolhe esta assembléia. “É com alegria que percebemos a preocupação do clero e seu acompanhamento junto à juventude ressaltando sempre o protagonismo juvenil, que é uma das bases de toda a metodologia da pastoral” diz Walmyr Junior Tesoureiro arquidiocesano da pastoral.


Na ocasião serão discutidos assuntos: formação para os jovens, os projetos nacionais da pastoral da juventude, comunicação e as propostas para articulação da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 nas paróquias, que tem como tema: “Ide, fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). Com esse intuito será trabalhado os projetos de evangelização da Pastoral da Juventude do jeito jovem de ser. As abordagens serão dadas pelos jovens sob a orientação dos assessores segundo as diretrizes da CNBB e do 11° Plano de Pastoral em Conjunto da Arquidiocese do Rio.

Esta ampliada acontece anualmente para refletir sobre as questões que estão a cerca da juventude e organizar programação de atividades forâneas, vicariais, arquidiocesanas, regionais e nacionais para o próximo ano, fazendo a juventude estar presente em todas as instâncias da nossa Igreja. "Será uma grande oportunidade para nós lideres de juventude partilhar e pensar ideias que possam melhorar o trabalho de evangelização da Juventude, e destaco a alegria de estarmos unidos aos nossos queridos sacerdotes, que nos acompanham. Em tempo de preparação a JMJ esperamos que esta ampliada seja o ponto de partida para um novo rumo da PJRio, em busca de contribuir com o crescimento de nossa igreja, de uma sociedade justa, e de reavivar a fé!” diz Aline coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Juventude Rio, sobre a importância desta ampliada.


Juliana Fernandes

Coordenadora da Pastoral da Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário