domingo, 11 de dezembro de 2011

Jovens Adoradores em vigília pela JMJ

Teve início às 22 horas da última sexta-feira, 9 de dezembro, a segunda Vigília dos Jovens Adoradores, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro em 2013. Os jovens cariocas se reuniram no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, no Centro, para pedir a Deus por toda a juventude e pela equipe organizadora e colaboradora da próxima jornada e também para louvar a agradecer por todas as graças recebidas e pelas atividades concluídas neste ano que se encerra.

A vigília começou com uma celebração eucarística, presidida pelo assessor eclesiástico do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Padre Renato Martins, e contou com a animação da Banda Canto Novo.

Padre Renato chamou a atenção para os jovens que não ouvem o chamado de Deus, optando por andar pelo caminho do mal e abrindo mão de receber suas bençãos. Ele também afirmou que Deus olha a todos com misericórdia, e destacou a necessidade da abertura de coração:

— Deus diz: “Eu quero cuidar de você, mas você me exclui da sua vida”, salientou.

O Padre também lembrou a importância de que todos sejam adoradores, e reforçou que adorar é abrir um canal de comunicação especial, que permite entender a proposta e os planos de Deus para cada um:

— Não sabemos o que, como e a que hora fazer, pois estamos perdidos, e fazemos tudo errado. Isso é falta de comunicação com Deus, e essa comunicação se estabelece através da oração e da adoração, ensinou.

Padre Renato criticou o grande movimento contrário, que deseja ensurdecer e tornar cega a juventude, obstruindo o caminho de Deus em direção ao coração dos jovens, através das várias opções que o mundo oferece. Ele, então, enfatizou que Deus só precisa de um pouco do tempo de cada um para mostrar que pode fazer muito.

O Sacerdote ainda lembrou que, hoje em dia, o mundo vive reclamando de tudo, todos estão insatisfeitos em todas as esferas e qualquer acontecimento é sempre motivo para reclamação e revolta. De acordo com ele, isso acontece porque, nos momentos de tempestade, as pessoas não focam a possibilidade de ultrapassá-la. E, já que todos passam por provações, é preciso lembrar de olhar fixamente para frente, para ver a luz de Deus dando força e esperança a cada um para a superação das dificuldades.

— Temos que abrir o coração e pedir que Deus venha agir em nossas vidas. Só assim a tempestade logo passará, afirmou.

Para o Padre, aquele que permite que Deus faça parte da sua vida, encontra força e motivação para vencer. Aquele que o experimenta não desiste, tem coragem, pois Deus quer que todos sejam vencedores. Para tal, acredita, é necessário abrir o caminho e permitir que o Senhor se aproxime.

Ao encerrar, Padre Renato enfatizou que este é o momento de “transformar a juventude em jovens adoradores”, para que eles encontrem em Cristo o centro, a alegria, a paz, a força restauradora. O presbítero entende que o trabalho é difícil, pois muitos jovens simplesmente não possuem o desejo de experimentar o Senhor e viver todas as maravilhas que Ele oferece. Porém, incentivou a juventude lembrando que não se pode desistir; pelo contrário, é necessário perseverar cada vez mais:

— Temos que conquistar aqueles que ainda estão longe de Deus e aumentar nosso grupo de jovens adoradores, destacou.

Ao término da celebração, uma belíssima apresentação de dança, preparada pela coordenação do evento, pôde contagiar e preparar os jovens presentes para o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, que foi conduzido também pelo Padre Renato.

A vigília seguiu madrugada adentro, divida em três partes. A primeira, animada pelo Padre João Carlos e a Comunidade Missão em Teu Altar. Em seguida foi a vez da Comunidade Bom Pastor, juntamente com Márcio Pacheco e Soraya Moreno, conduzirem a adoração. A vigília foi encerrada com o terço mariano.

A próxima vigília já tem data marcada

Conforme o desejo do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, toda segunda sexta-feira de cada mês acontecerá uma Vigília dos Jovens Adoradores pela JMJ-Rio 2013. Toda a juventude está convocada a adorar o Senhor no dia 13 de janeiro de 2012, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, que fica na Igreja de Sant´Ana, no Centro.

*Fotos e colaboração: Victor Gonzalez
*Fonte: www.arquidiocese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário