sábado, 6 de agosto de 2011

PJ Rio prepara a Semana da Juventude JMJ online: "#semanadajuventudejmj"

Dos dias 16 a 21 de agosto acontecerá em Madri a Jornada Mundial da Juventude. Em atenção à data, a Pastoral da Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro, sob a animação da Comunicação da Pastoral da Juventude (COMPJ), está mobilizando todos os jovens católicos à evangelização pelas redes sociais. Entre os dias 06 e 12 de agosto várias matérias, vídeos, músicas e fotos sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) serão postados no blog www.pastoraldajuventuderio.blogspot.com. A ocasião também será oportuna para conduzir à reflexão e a evangelização especialmente por meio do Twitter, Facebook, MSN, Orkut e E-mails.

Essa não é uma iniciativa inédita dentro da Arquidiocese do Rio. No dia 05 de junho a Igreja celebrou o 45º Dia Mundial da Comunicação e a Pastoral da Comunicação (Pascom) mobilizando seus agentes conseguiu realizar um belo trabalho de Evangelização pela internet. Em unidade com o projeto e atendendo à orientação do Papa Bento XVI, que escolheu para o Dia Mundial da Comunicação 2011 o tema: “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”, a internet será um ambiente privilegiado para que a evangelização da juventude católica aconteça.

Para a equipe arquidiocesana da Pastoral da Juventude, o tempo é todo voltado para divulgar entre os agentes e os jovens as ações a serem implementadas pelas redes sociais. Uma ampla mobilização está sendo realizada no sentido de divulgar a criação da hashtag especial – #semanadajuventudejmj – para ser utilizada na próxima quarta-feira, 10 de agosto.

Como participar em unidade com a Igreja

Qualquer pessoa pode se unir à mobilização em prol da evangelização pelas redes sociais. Só é preciso acessar a internet e levar mensagens positivas aos seus contatos. Não só a Sagrada Escritura, mas mensagens de santos e reflexões sobre a vida e o amor de Deus são importantes para a evangelização. É fundamental ter o cuidado para agir sempre de forma acolhedora com todos, nunca emitindo juízos pessoais e discriminatórios, porque Cristo sempre foi inclusivo e a JMJ parte deste princípio, acolhendo jovens de todo o mundo. A ideia é anunciar aos jovens – tanto os que vão para Madri, quanto aqueles que vão ficar no Rio de Janeiro – a grande verdade, que é Cristo, na era digital.

No Twitter, ao final das mensagens, o hashtag “#semanadajuventudejmj” — criado especialmente para o dia 10 de agosto — deverá ser usado. E aqueles que publicarem no Facebook, ao verem as publicações dos amigos, devem sempre curtir, para que o movimento ganhe ânimo e força durante o dia.

DNJ 2011: Seja um voluntário!

Os preparativos para o Dia Nacional da Juventude 2011 (DNJ) que acontecerá no Rio de Janeiro em outubro já começaram. A novidade desse ano é que você pode ajudar sendo um voluntário DNJ. Para mais informações acesse a aba Voluntário DNJ no blog da PJ Rio: www.pastoraldajuventuderio.blogspot.com

Raphael Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário