terça-feira, 19 de julho de 2011

7º MUTICOM - Diário de Bordo - Segunda 18 de julho

Participar de um dos eventos mais importantes de Comunicação que a Igreja Católica realiza, é motivo de grande graça, alegria, e um desafio. Mas só percebemos isso, quando somos lembrados a todo o momento, que fazemos parte de um grupo intitulado “Agentes Multiplicadores”, sendo responsáveis de levar todo o aprendizado, todas as experiências, todos os momentos de oração e fé, realizado no 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (MUTICOM), para nossas comunidades, pastorais e movimentos.

Com o tema: “Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades”, o 7º MUTICOM está sendo realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), entre os dias 17 e 22 de julho, reunindo Bispos, Sacerdotes, Acadêmicos, Especialistas, Empresários, Agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM), entre outras pessoas de vários Estados do Brasil.

Nós da Pastoral da Juventude do Rio de Janeiro (PJRio), não poderíamos ficar de fora desse momento, onde a Igreja se coloca como protagonista nesse processo de evolução da comunicação, lutando sempre pela valorização do ser humano, da família e dos valores cristãos, não só nos meios tradicionais de comunicação, mas também nas redes sociais e pela internet, contribuindo assim, para uma verdadeira diversidade dos meios, cultural e principalmente social.

Pensando nessa diversidade e na pluralidade, a estrutura do evento conta com Laudes, Painéis com palestrantes variados, Oração do Angelus, Poetas e Trovadores pelo Campus da Universidade, Debates, Santa Missa, Espetáculo Teatral, Celebração Ecumênica e diversas oficinas práticas.

Na última segunda-feira, dia 18 de julho, o Painel da manhã tinha como tema: “Concepção, filosofia, estruturas e modalidades da Comunicação na Igreja e a imagem da Igreja na mídia”, os conferencistas foram Dom Claudio Maria Celli, Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, Dom Orani João Tempesta, Dom Dimas Lara Barbosa e Luis Erlanger.

Já durante à tarde, o “Seminário das Organizações e Instituições Católicas de Comunicação do Brasil”, apresentou de certa forma mais institucionalmente, algumas TVs e rádios católicas, como por exemplo, TV Aparecida, TV Século 21, Rádio Renascença de Lisboa, Rede Vida de Televisão, entre outras. “Uma reflexão sobre a Mídia Contemporânea” também foi um tema trabalhado na tarde do segundo dia de MUTICOM.

Na programação cultural, o destaque foi para o cantor Jorge Vercillo, que apresentou seus maiores sucessos para os participantes do mutirão no Anfiteatro da Universidade. Logo após o show, uma Missa com Vésperas e uma Celebração Ecumênica foram celebradas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, fechando assim a programação do dia.

Fique ligado, pois a PJ Rio trará para você o que de mais importante está acontecendo no 7º MUTICOM.

Raphael Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário