quarta-feira, 6 de março de 2013

Jovem, eu acredito em você!



“Não vejo nenhuma esperança para o nosso povo se tiver que depender da juventude frívola de hoje em dia – tão imprudente ela é. Quando menino, ensinaram-me a ser prudente e respeitador dos mais velhos, mas a juventude é extremamente temerária e desconhece limites”.[1]
                        
            Se você não conhece essa afirmação diria que ela foi escrita quando? No último ano? Há dez anos atrás? No século passado? Não. Acredite: ela foi feita por Hesíodo, um grego que viveu no século VIII a. C.! Pra muita gente, -- especialmente para quem já se esqueceu como é passar pela adolescência e juventude – o “novo” assusta, a força vida nova que a semente da juventude carrega em si pode parecer uma ameaça às cômodas realidades estabelecidas. Como você vê os conflitos de gerações não são coisa nova, nem devem nos impressionar.

Que nos desculpem os pessimistas e desesperançados. Que nos desculpem os que acham que o mundo não tem mais jeito e que a juventude está perdida... Que nos desculpem quem acha que “no seu tempo” tudo era melhor, e que a vida dos jovens de hoje se resume à frivolidade, alienação e perdição.

Os problemas existem, sem dúvida, e os desafios pra essa fase da vida que é a juventude são muitos. São transformações no corpo, na vida, nos relacionamentos e a pessoa precisa se encontrar. Mas... nós conhecemos uma juventude diferente. Temos certeza de que você também conhece gente assim.

Nós temos a honra de conhecer jovens que batalham muito, que estudam, trabalham e ainda tem tempo pra cultivar mais amizades reais do que virtuais. Jovens que ainda acreditam que o amor verdadeiro existe e que é possível encontrá-lo. Jovens que têm objetivos nobres na vida, e são tão convictos, que são capazes de resistir às tentações de uma vida fácil que cruzam o seu caminho todo dia. Jovens que escrevem a sua própria história, porque sabem que são livres pra escolher a Verdade em vez dos modismos... Jovens que um dia se encontraram com Jesus, e se deixaram apaixonar por Ele. Conhecemos jovens capazes de reconhecer a atualidade da mensagem do Evangelho, e que sabem que podem fazer a diferença pra implementar o Reino de Deus aqui na terra.

Talvez nem você acredite em você mesmo, mas Deus hoje te revela: “Eu acredito em você!”. E nós também! Tem gente que não leva fé na força da juventude... Deus leva, e nós levamos! Não só fé no que a juventude pode fazer no futuro, mas no que ela já tem feito hoje!

A JMJ tá chegando, galera! Mais do que nunca é hora de assumirmos nossa missão de “pescadores de homens”, é hora de fazer discípulos. Discípulos da paz, do bem, da justiça, do amor... Discípulos do Cristo, que nos chama a algo muito maior do que nós mesmos. “Tamu juntu!”



Ronaldo e Tatiana de Melo




[1](Fonte: Dorothy E. Babcock e Terry D. Keepers, Pais OK, Filhos OK

Nenhum comentário:

Postar um comentário