quinta-feira, 24 de novembro de 2011

11° PPC na Assembléia Arquidiocesana

O 11° Plano Pastoral de Conjunto será construído na Assembléia Arquidiocesana, nos dias 26 e 27 de novembro. Diferente dos planos anteriores, que tratavam de toda a vida pastoral, o 11° vai identificar algumas prioridades que envolvem a Arquidiocese, como: iniciação cristã, rede de comunidades, animação bíblica da pastoral etc.

Com o objetivo de possibilitar aos cristãos católicos uma caminhada de unidade, a proposta é que o plano se torne referência para uma revisão da vida e para um planejamento do que será realizado com relação à ação evangelizadora da Igreja no Rio de Janeiro.

Segundo o coordenador arquidiocesano de Pastoral, Monsenhor Joel Amado, um dos pontos a serem trabalhados é a articulação das paróquias:

— Dar visibilidade não é só mostrar o que se faz, mas principalmente articular o que se faz. Por exemplo, muitas vezes vemos paróquias vizinhas em que uma tem farmácia popular e a outra tem consultório médico. Se elas estivessem integradas, se houvesse um conhecimento, poderíamos alcançar mais pessoas, pontuou.

Monsenhor Joel afirmou ainda que o plano foi se formando ao longo de três etapas. Nesse tempo, surgiram duas questões, uma voltada para a ação evangelizadora junto à juventude e a outra voltada para a comunicação.

— (...) Nós ainda não temos uma cultura de comunicação na Igreja, como seria desejável. É preciso conscientizar, principalmente os padres, sobre a importância de informar, reinformar e formar, porque as nossas comunidades não têm muito essa cultura de prestar atenção até mesmo em avisos paroquiais, disse.

Já sobre a juventude, Monsenhor Joel lembrou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e ressaltou que uma das propostas é transformar o ano de 2013 em ano da juventude.

— O que se propõe é assumir com toda a garra o ano de 2013 como o ano da juventude. Para isso temos que dialogar com jovens e participar com eles para saber o que é possível fazer para ajudar. Uma das prioridades, que é a iniciação cristã e possivelmente a animação bíblica, com certeza estarão alinhadas com a juventude.

Conheça as propostas a serem votadas no site da Arquidiocese: http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=7255&sid=39

Raquel Araujo

*Fonte: www.arquidiocese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário