A PJ da Arquidiocese do RJ,
apesar de não ter trabalhado a questão da redução da maioridade penal de modo
específico, trabalhou a Semana da Cidadania, nas mídias, à luz da CF 2013, com
o intuito de chamar à atenção dos jovens sobre alguns
aspectos:
O papel do jovem como
protagonista na construção da Civilização do Amor, à grande importância da
utilização das redes sociais como um meio de evangelização, à sua importância
como agente de transformação da sociedade, seus direitos e deveres como
cidadão, à necessidade de uma formação integral, desejando também, fomentar a
abordagem desses e de outros temas nos Grupos Jovens de Base, seja através das mídias,
rodas de conversa, fóruns, dinâmicas, palestras, teatro, dança, artes, atividades
lúdicas, caritativas, momentos de espiritualidade...
Sempre respeitando a realidade de cada Grupo Jovem, e a etapa
em que se encontram no processo de educação na fé, trabalhando todas as dimensões
possíveis.
Durante a semana foram trabalhados alguns
temas importantíssimos:
- Tema: “Eis-me aqui, envia-me: o protagonismo juvenil e a Campanha da Fraternidade”.
- Tema: ”As redes sociais como um espaço de interação, fé e protagonismo juvenil”.
- Tema: “A Juventude e as dores do mundo: a necessidade por políticas públicas e justiça social para os jovens”.
- Tema: “O ano da fé e a juventude nas sagradas escrituras”.
- Tema: “Sou jovem, sou teu anunciador: o seguimento a Jesus através da Pastoral da Juventude”.
- Tema: “Afetividade e sexualidade: o lugar de fala do jovem católico” .
No centro da mensagem: a salvação em
Jesus Cristo
A evangelização há de conter também sempre, ao
mesmo tempo como base, centro e ápice do seu dinamismo, uma proclamação clara
que, em Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem, morto e ressuscitado, a
salvação é oferecida a todos os homens, como dom da graça e da misericórdia do
mesmo Deus.
Os sacramentos são
sinais de Cristo vivo a agir na Igreja. Viver desta maneira os sacramentos, de
molde a fazer com que a celebração dos mesmos atinja uma verdadeira plenitude,
não é de modo algum, como às vezes se pretende, colocar um obstáculo ou aceitar
um desvio da evangelização; é antes proporcionar-lhe a sua integridade.
Efetivamente, a totalidade da evangelização para além da pregação de uma mensagem,
consiste em implantar a Igreja, a qual não existe sem esta respiração, que é a
vida sacramental a culminar na Eucaristia.
Mensagem que interpela a vida toda
Mas a evangelização
não seria completa se ela não tomasse em consideração a interpelação recíproca
que se fazem constantemente o Evangelho e a vida concreta, pessoal e social,
dos homens. E por isso que a evangelização comporta uma mensagem explícita,
adaptada às diversas situações e continuamente atualizada: sobre os direitos e
deveres de toda a pessoa humana e sobre a vida familiar, sem a qual o
desabrochamento pessoal quase não é possível, sobre a vida em comum na
sociedade; sobre a vida internacional, a paz, a justiça e o desenvolvimento.
Necessária ligação com a promoção
humana
Entre evangelização e
promoção humana, desenvolvimento, libertação, conforme ela foi anunciada e realizada
por Jesus de Nazaré e conforme a Igreja a apregoa,existem de fato laços
profundos: laços de ordem antropológica, dado que o homem que há de ser
evangelizado não é um ser abstrato, mas é sim um ser condicionado pelo conjunto
dos problemas sociais e econômicos; laços de ordem teológica, porque não se
pode nunca dissociar o plano da criação do plano da redenção, um e outro a
abrangerem as situações bem concretas da injustiça que há de ser combatida e da
justiça a ser restaurada; laços daquela ordem eminentemente evangélica, qual é
a ordem da caridade: como se poderia, realmente, proclamar o mandamento novo
sem promover na justiça e na paz o verdadeiro e o autêntico progresso do homem?
É impossível aceitar "que a obra da evangelização possa ou deva
negligenciar os problemas extremamente graves, agitados sobremaneira hoje em
dia, no que se refere à justiça, à libertação, ao desenvolvimento e à paz no mundo. Se
isso porventura acontecesse, seria ignorar a doutrina do Evangelho sobre o amor
para com o próximo que sofre ou se encontra em necessidade".
Utilização dos meios de comunicação
No nosso século tão marcado pelos meios de
comunicação social, o primeiro anúncio, a catequese ou o aprofundamento
ulterior da fé, não podem deixar de se servir destes meios conforme já tivemos
ocasião de acentuar.
Postos ao serviço do Evangelho, tais meios são
susceptíveis de ampliar, quase até ao infinito, o campo para poder ser ouvida a
Palavra de Deus e fazem com que a Boa Nova chegue a milhões de pessoas. A
Igreja viria a sentir-se culpável diante do seu Senhor, se ela não lançasse mão
destes meios potentes que a inteligência humana torna cada dia mais
aperfeiçoados. É servindo-se deles que ela "proclama sobre os
telhados" a mensagem de que é depositária. Neles encontra uma versão
moderna e eficaz do púlpito. Graças a eles consegue falar às multidões.
Entretanto, o uso dos meios de comunicação social
para a evangelização comporta uma exigência a ser atendida: é que a mensagem
evangélica, através deles, deverá chegar sim às multidões de homens, mas com a
capacidade de penetrar na consciência de cada um desses homens, de se depositar
nos corações de cada um deles, como se cada um fosse de fato o único, com tudo
aquilo que tem de mais singular e pessoal, a atingir com tal mensagem e do qual
obter para esta uma adesão, um compromisso realmente pessoal.
Indispensável contato pessoal
E é por isto que, ao
lado da proclamação geral para todos do Evangelho, uma outra forma da sua
transmissão, de pessoa a pessoa, continua a ser válida e importante. O mesmo
Senhor a pôs em prática muitas vezes, por exemplo as conversas com Nicodemos,
com Zaqueu, com a Samaritana, com Simão, o fariseu, e com outros, atestam-no
bem, assim como os apóstolos. E vistas bem as coisas, haveria uma outra forma
melhor de transmitir o Evangelho, para além da que consiste em comunicar a
outrem a sua própria experiência de fé? Importaria, pois, que a urgência de
anunciar a Boa Nova às multidões de homens, nunca fizesse esquecer esta forma
de anúncio, pela qual a consciência pessoal de um homem é atingida, tocada por
uma palavra realmente extraordinária que ele recebe de outro. Nós não
poderíamos dizer nunca e enaltecer bastante todo o bem que fazem os sacerdotes
que, através do sacramento da Penitência ou através do diálogo pastoral, se
demonstram dispostos a orientar as pessoas pelas sendas do Evangelho, a
ajudá-las a firmarem-se nos seus esforços, a auxiliá-las a reerguer-se se
porventura caíram, enfim, a assisti-las continuamente, com discernimento e com
disponibilidade.
O papel dos sacramentos
Depois, nunca será demasiado insistir no fato
de a evangelização não se esgotar com a pregação ou com o ensino de uma
doutrina. A evangelização deve atingir a vida: a vida natural, a que ela
confere um sentido novo, graças às perspectivas evangélicas que lhe abre; e a
vida sobrenatural, que não é a negação, mas sim a purificação e a elevação da
vida natural. Esta vida sobrenatural encontra a expressão viva nos sete
sacramentos e na admirável irradiação de graça e de santidade de que eles são
fonte.
A evangelização exprime assim toda a sua riqueza,
quando ela realiza uma ligação o mais íntima possível, e melhor ainda, uma
intercomunicação que nunca se interrompe, entre a Palavra e os sacramentos. Num
certo sentido há um equívoco em contrapor, como já algumas vezes se fez, a
evangelização à sacramentalização. É bem verdade que uma certa maneira de
administrar os sacramentos, sem um apoio sólido na catequese destes mesmos
sacramentos e numa catequese global, acabaria por privá-los, em grande parte,
da sua eficácia. O papel da evangelização é precisamente o de educar de tal
modo para a fé, que esta depois leve cada um dos cristãos a viver, e a não se
limitar a receber passivamente, ou a suportar os sacramentos como eles
realmente são, verdadeiros sacramentos da fé.
O testemunho da vida
É conveniente realçar isto; para a Igreja, o
testemunho de uma vida autenticamente cristã, entregue nas mãos de Deus, numa
comunhão que nada deverá interromper, e dedicada ao próximo com um zelo sem
limites, é o primeiro meio de evangelização. "O homem contemporâneo escuta
com melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres, ou então se escuta os
mestres, é porque eles são testemunhas".(67) São Pedro exprimia isto mesmo
muito bem, quando evocava o espetáculo de uma vida pura e respeitável,
"para que, se alguns não obedecem à Palavra, venham a ser conquistados sem
palavras, pelo procedimento".(68) Será pois, pelo seu comportamento, pela
sua vida, que a Igreja há de, antes de mais nada, evangelizar este mundo; ou
seja, pelo seu testemunho vivido com fidelidade ao Senhor Jesus, testemunho de
pobreza, de desapego e de liberdade frente aos poderes deste mundo; numa
palavra, testemunho de santidade.
Sexualidade e
afetividade
A sexualidade
afeta todos os aspectos da pessoa humana, na unidade do seu corpo e da sua
alma. Diz respeito particularmente à afetividade, à capacidade de amar e de
procriar, e, de um modo mais geral, à aptidão para criar laços de comunhão com
outrem.
Compete a cada um, homem e mulher, reconhecer
e aceitar a sua identidade sexual. A diferença e a complementaridade
físicas, morais e espirituais orientam-se para os bens do matrimônio e para
o progresso da vida familiar. A harmonia do casal e da sociedade depende, em
parte, da maneira como são vividos, entre os sexos, a complementaridade, a necessidade
mútua e o apoio recíproco.
Ao criar o ser humano homem e mulher, Deus
conferiu a dignidade pessoal, de igual modo ao homem e à mulher. O homem é uma
pessoa; e isso na mesma medida para o homem e para a mulher, porque ambos são
criados à imagem e semelhança dum Deus pessoa.
Caminhar.
Trata-se da primeira coisa que Deus disse a Abraão: caminha na minha presença e
sê irrepreensível. Caminhar: a nossa vida é um caminho e, quando nos detemos,
está errado. Caminhar sempre, na presença do Senhor, à luz do Senhor,
procurando viver com aquela irrepreensibilidade que Deus pedia a Abraão, na sua
promessa.
Edificar.
Edificar a Igreja. Fala-se de pedras: as pedras têm consistência; mas pedras
vivas, pedras ungidas pelo Espírito Santo. Edificar a Igreja, a Esposa de
Cristo, sobre aquela pedra angular que é o próprio Senhor. Aqui temos outro
movimento da nossa vida: edificar.
Terceiro,
confessar. Podemos caminhar o que quisermos, podemos edificar um monte de
coisas, mas se não confessarmos Jesus Cristo, está errado. Tornar-nos-emos uma
ONG sócio-caritativa, mas não a Igreja, Esposa do Senhor.
O PRESENTE JOVEM DA
IGREJA E DA HUMANIDADE
Vós, jovens, não sois
apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do
presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade.
Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao
mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto
jovem a Igreja se apresentaria desfigurada.
Não
tenhais medo! Abri, escancarai as portas a Cristo!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Texto: Thiago França (Arq Rio)
Graziele (Assessora da PJ OESTE)
Pedro Suares (Assessor da PAJUVIN)
Walmyr Junior (CRPJ)
Alessandro (Assessor da PAJULEO)
Humberto (Assessor da PJ SUBURBANO)
Jorge Felippe (Assessor da PJ URBANO)
Imagens: Web - Campanha da Fraternidade 2013
Imagens: Web - Campanha da Fraternidade 2013
Referências
EvangelliNuntiandi(Números
27, 29, 31, 41, 45, 46 e 47 - Papa Paulo VI), Catecismo da Igreja Católica (CIC
2332 – 2334) /Trechos da Homilia do Papa Francisco, na Santa Missa com os
Cardeais, 14 de março de 2013 / Trechos do discurso do Papa Bento XVI (Estádio
Municipal do Pacaembu, São Paulo, 10 de maio de 2007) / Trecho da
homilia do Beato João Paulo II, papa, no
início do seu pontificado, 22 de Outubro de 1978.
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