Está confirmada a nova data do lançamento oficial da Logomarca da
Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO2013). A cerimônia será realizada
no dia 7 de fevereiro, às 20h, no auditório do Edifício João Paulo II,
na Glória, onde fica a sede do Comitê, e contará com a presença de mais
de 100 bispos de todo o Brasil, além de autoridades e representantes da
sociedade.
Na ocasião, o Presidente do Comitê Organizador Local (COL/Rio) e
Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, irá apresentar
também o autor da logo, que foi escolhida através de concurso.
A expectativa é grande em torno da divulgação do símbolo de um dos
maiores eventos que o Brasil irá sediar. Para aumentar a ansiedade e
curiosidade, na véspera do evento, dia 6, o Cristo Redentor será
iluminado com as cores de 150 países que deverão participar da JMJ
RIO2013. Com isso, o próprio “embaixador” da Jornada fará o convite aos
jovens do mundo inteiro para conhecerem a logomarca.
O lançamento, previsto anteriormente para o dia 1º de fevereiro, foi
adiado em atenção e solidariedade a todos os familiares das vítimas do
desabamento dos três prédios no Centro do Rio, na última quarta-feira,
dia 25 de janeiro. Em nota, o Presidente do Instituto JMJ RIO2013 e
Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, manifestou seu pesar e
conclamou a todos que rezem pelos falecidos, feridos e famílias
atingidas pela dor que também é de toda a Arquidiocese. Durante a
cerimônia de lançamento da logo, será feito um minuto de silêncio em
homenagem às vítimas da tragédia.
O processo de seleção
Para chegar ao símbolo atual que será a identidade visual durante toda a
caminhada em direção a JMJ – que acontecerá entre os dias 23 e 28 de
julho de 2013 – foi percorrido um longo caminho, iniciado no dia 27 de
setembro de 2011, com o lançamento do edital do concurso para escolher a
logo oficial. Mais de 200 trabalhos enviados de todas as partes do
mundo mostraram, além de criatividade e técnica, a força da fé e da
alegria da juventude católica.
Após o encerramento do concurso, no dia 31 de outubro, começou o
processo de seleção, onde as logomarcas foram avaliadas por um grupo de
designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores
pastoral e presidência do COL.
No dia 13 de dezembro as logomarcas finalistas foram apresentadas ao
Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), em Roma, que escolheu a
vencedora em comum acordo com os representantes do Comitê Organizador
Local.
A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses
de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional de
jovens com o Papa durante aproximadamente uma semana. A última edição
internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de
Madri, na Espanha, e reuniu centenas de milhares de jovens de mais de
190 países.
Fonte: Assessoria de Imprensa JMJ Rio 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário