Um dos primeiros eventos já em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em 2013 no Rio, em sua 26ª edição, o DNJ tem como tema: “Tecendo relações de vida”, que se inspira na passagem bíblica de João 4, 1-42. O trecho bíblico fala sobre Jesus e a Samaritana, proporcionando ao Setor Juventude o questionamento deste ano: “Jovem, você tem sede do quê?”. Com isso, matérias, vídeos, músicas, fotos e histórias de algumas mulheres bíblicas serão postados até o dia 28 de outubro no blog http://www.pastoraldajuventuderio.blogspot.com/ . A ocasião também será oportuna para conduzir à reflexão e à evangelização, especialmente por meio do Twitter, Facebook, MSN, Orkut e E-mails.
Essa não é uma iniciativa inédita dentro da Pastoral da Juventude. Em agosto, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a COMPJ organizou a Semana JMJ Online, que tinha o mesmo objetivo de evangelizar através das redes sociais. Para a equipe arquidiocesana da PJ, o tempo é todo voltado para divulgar entre os agentes e os jovens as ações a serem implementadas pelas redes sociais. Uma ampla mobilização está sendo realizada no sentido de divulgar a criação da hashtag especial – #dnj2011 – que está sendo utilizada durante toda a semana.
Além de todas as atrações, surpresas e novidades que o evento traz este ano, como, por exemplo, oficinas temáticas, um diferencial marca o DNJ 2011: a presença de jovens voluntários das diversas paróquias de toda a Arquidiocese do Rio de Janeiro. Convocados durante os meses que antecederam o evento, os jovens corresponderam ao chamado do Setor Juventude e durante o DNJ estarão distribuídos nas equipes de cadastro, apoio e comunicação. Veja o depoimento de alguns voluntários:
— Não sabia sobre a possibilidade de ser voluntária e nunca havia participado de nenhum DNJ. Participar de um evento como esse está sendo muito importante, porque mostra a todos que a Juventude está viva, forte e principalmente unida. É a maneira mais correta de dizer que nós somos capazes. Nós jovens temos uma certa dificuldade de sermos aceitos pela sociedade, poucos acreditam e apóiam a Juventude, e o DNJ é uma resposta, afirmou Andressa Batalha, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora - Jacarezinho.
— Trabalhar para Deus é simplesmente gratificante, ainda mais quando sabemos e reconhecemos que a alegria está nele. Serei da equipe de comunicação e minha expectativa é das melhores possíveis, pois nunca sabemos o que vai acontecer, porém sabemos que a graça de Deus é certa, disse Luiz Felipe dos Santos, da Paróquia Sagrada Família - Campo Grande.
— Esse é o meu terceiro DNJ, mas o primeiro, de fato, servindo. Minha motivação é mostrar a outros jovens a alegria da juventude católica. Mostrar que pra ser de Cristo não é só se trancar na igreja, mas ir ao mundo anunciar a alegria que vem d'Ele. Não há melhor forma de evangelizar senão com a própria vida. Fomos escolhidos por Deus para estar à frente, não somente do DNJ e da JMJ, mas de uma evangelização mais profunda. Devemos ser exemplos vivos da Palavra de Deus, não como aquele que não erra, mas como aquele que não desiste de tentar, ressaltou a Coordenadora da PJ da 1ª forania do Vicariato Norte, Dayana Gomes.
Com entrada franca, o DNJ terá início às 9h. A Cidade do Samba fica na Rua Rivadávia Correa, 60 – Gamboa. Informações através do e-mail pjuventuderio@gmail.com .
Confira a programação:
9h15min – Abertura
9h25min – Animação Aliança de Misericórdia
10h10min – Santa Missa
11h30min – Stand up comedy
12h – Oficinas
14h – Animação Aliança de Misericórdia
14h20min – Pregação Emmir Nogueira (Comunidade Shalom)
15h15min – Adoração
16h – Duelo de DJs ElectroCristo x Cristoteca RJ
17h – Encerramento
Raphael Freire (COMPJ) para o Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário